Passo a Passo para Tirar Visto Americano



Viajar para o exterior atualmente é bem fácil e até certo ponto barato se a viagem for planejada corretamente. Um dos destinos mais procurado é os Estados Unidos e, uma das providências que precisa ser tomada pelos turistas é a obtenção do visto. Afinal, como tirar o visto americano?

Este procedimento inclui alguns passos básicos, como preencher um formulário na internet e depois agendar a entrevista para tirar visto dos EUA. Há postos consulares nas principais cidades e capitais brasileiras como, por exemplo, Brasília, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo.

Tirar Visto Americano – Passo a Passo

visto americano eua como tirar?

Para dar entrada no pedido do visto americano de não imigrante (aquele que inclui o de turismo, de negócios e de estudantes) é necessário seguir os quatro passos listados abaixo:

Passo 1: A primeira medida é preencher – em inglês – o formulário de solicitação de visto DS-160. Ele está disponível em: https://ceac.state.gov/genniv/. As perguntas estão em inglês, no entanto, basta colocar o cursor em cima das mesmas que a tradução aparecerá. Ao final de cada página, não se esqueça de salvar o que já tiver feito e de guardar o número do Application ID. Ele serve para entrar novamente no formulário. No final do processo, basta imprimir a página de confirmação.

Passo 2: Preenchido o formulário é chegado o momento de agendar a entrevista. Para fazer isso, cadastre-se em: https://usvisa-info.com/pt-br/selfservice/ss_country_welcome – e siga as instruções de agendamento. Tenha em mãos a página de confirmação do formulário DS-160, preenchido no passo 1 (com código de barras) e o número do seu passaporte. Fique atento: há casos em que é necessário ir até o Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV) e ao Consulado. Já em outras situações, basta ir ao CASV (como nos casos de renovação, por exemplo).

O próprio sistema irá informar sobre isso. Não se esqueça que no decorrer do processo é necessário pagar a taxa de solicitação do visto no valor de US$ 160 (no caso dos vistos de turismo e de negócios).

Passo 3: Compareça à entrevista no dia agendado no CASV com o formulário, o seu passaporte e o comprovante de pagamento da taxa de solicitação do visto. No local, serão recolhidas as impressões digitais e será tirada uma foto do solicitante. Atenção! Não é permitida a entrada com bolsas ou mochilas nas dependências do local, e não há onde guardar estes pertences. Ou seja, quem levar algum desses objetos deverá deixá-los no carro ou utilizar os guarda-volumes privados existentes, mas este serviço é cobrado e o preço é um tanto quanto salgado.

Passo 4: Já no dia da entrevista agendada no Consulado ou Embaixada, é preciso comparecer munido do passaporte e da página de confirmação do formulário DS-160 impressa no passo 1.

visto eua passo a passo

Como se pode notar tirar o visto americano não é tão complicado. Basta estar atento às informações e segui-las, evitando contratempos. A partir daí basta esperar o visto e curtir a viagem com os amigos ou a família.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *