Visto para Estudar nos EUA: Como Tirar?



Estudar nos EUA é uma oportunidade e tanto. Saiba como tirar o F-1, o visto de estudante.

Os EUA são um país com muitas oportunidades, mas para chegar até lá é preciso percorrer um longo caminho burocrático. Para conseguir um visto para estudar nos EUA, a primeira providência é obter uma vaga em uma instituição de ensino. Esta escola, não importa em que nível de aprendizado, precisa ser autorizada pelo governo a emitir autorizações de permanência (não são todas; portanto, é preciso checar isto com antecedência). Além disto, a carga horária mínima é de 20 horas semanais: sem isto, o estudante não pode entrar.

O F-1 – o visto para estudar nos Estados Unidos – tem validade de quatro anos (mesmo prazo do visto para turistas). Isto não significa que um estudante brasileiro poderá passar todo este tempo lá: uma vez que o curso tenha sido terminado, o aluno deve deixar os EUA em até 30 dias ou matricular-se em outro curso; se for na mesma escola, a própria secretaria se encarrega de prorrogar o status de visitante.

visto para estudar nos eua

Como Tirar Visto para Estudar nos EUA

Depois de deferida a matrícula, a instituição de ensino envia para o aluno o formulário I-20, cuja apresentação é obrigatório no momento da entrevista no consulado americano. As escolas demoram em média quatro semanas para providenciar a remessa do I-20. Para dar mais rapidez ao processo, é possível agendar antes a entrevista, no site representante dos EUA: https://usvisa-info.com.

Nesta conversa no consulado, é preciso comprovar que o viajante está indo para os EUA apenas para estudar, que tem intenção de retornar ao Brasil quando o curso for finalizado e que tem recursos financeiros suficientes para se manter durante a estada. Quem recebe o visto para estudar nos EUA não tem direito ao trabalho; a única exceção é um estágio remunerado, mas a vaga só é obtida no segundo ano de um curso de graduação.

Portanto, é preciso reunir extratos bancários (do próprio estudante ou de seu representante legal), comprovante de residência, cópia da última declaração de imposto de renda, comprovante de matricula. O I-20 preenchido, documento de alguma propriedade, cópia do registro profissional e carteira de estudante. Ainda é necessário apresentar o passaporte com validade mínima de até seis meses após a data do embarque.

+ Leia também: Passo a Passo para Tirar Visto Americano

É necessário também mostrar a cópia de todos os vistos emitidos anteriormente, formulário DS-160 (preenchido no site e posteriormente impresso), recibo original do pagamento bancário referente ao requerimento do visto, recibo original da taxa SEVIS (exclusiva para o visto de estudante), que deve ser paga por transferência eletrônica e uma foto 5 x 7 cm.

Uma vez obtida aprovação do visto de estudante EUA, é preciso pagar mais uma taxa, desta vez, para o SEDEX (há agências instaladas no próprio consulado), porque todos os passaportes são devolvidos aos seus portadores exclusivamente por este serviço de entregas.

Estudantes de medicina não precisam de visto de estudante EUA nem de trabalho para continuar sua vida acadêmica ou estagiar em um hospital universitário americano; basta o visto de turista. O mesmo vale para quem obtém um estágio na área do Direito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *