Visto Americano Negado. O que Fazer?



Para viajar para os EUA, é preciso passaporte válido e visto, mas às vezes o visto americano é negado.

O processo é lento e burocrático. Para obter o visto americano, é preciso desembolsar US$ 160 com a taxa, preencher formulários eletrônicos, reservar dois dias para ir ao CASV (Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto) e ao Consulado (apenas em Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo – e sempre fechados nos feriados do Brasil e dos EUA) e, com tudo isto, corre-se o risco de ter o visto negado. Por isto, é fundamental tomar alguns cuidados na hora de preparar a documentação.

visto eua negado

Tive o Visto Americano Negado, e Agora?

De acordo com esta lei americana, “todo estrangeiro deve ser considerado imigrante, até que ele comprove, junto ao oficial consular, que ele tem direito de ser considerado um visitante no país”. A Section 214(b) é uma famosa cartinha entregue para os que têm o visto americano negado, em função de falta de documentos e mesmo da postura durante a entrevista no CASV.

Não são dadas outras justificativas para a recusa do visto além da falta de documentos (os representantes diplomáticos dizem que a carta é autoexplicativa). O viajante simplesmente tem que reiniciar todo o processo, a partir do preenchimento do formulário DS-160 no site www.usvisa-info.com.

A carta 214(b) explica que o turista não está momentaneamente qualificado para entrar nos EUA, de acordo com as leis de imigração. Para solicitar novo visto, é preciso recolher os documentos e pagar novamente a taxa.

Em alguns casos, o consulado entende que o pedido do visto americano demanda processamento administrativo adicional – é como se a avaliação tivesse que ser refeita. A resposta oficial é a carta 221(g), que relaciona a documentação faltante. É necessário providenciar os papéis no prazo de um ano após a recusa do visto (mas o pedido pode ser imediato). Neste caso, o turista é isento da taxa. O prazo não é válido quando o consulado informa que o pedido está “sob análise”.

visto americano negado

Os Motivos do Visto Americano Negado

As causas mais comuns para ter o visto negado são a falta de documentação e também a falta de vínculos do turista com o Brasil (os EUA querem garantir que ele voltará para seu emprego e sua família). Comprovantes de renda ou de escolaridade, cópia da última declaração do Imposto de Renda e extratos fundamentais ajudam a superar estas dificuldades.

Ficar nervoso no momento da entrevista também não ajuda em nada. As perguntas são simples e diretas: “quais lugares você vai visitar?“; “pretende fazer compras?”; “de quanto tempo será a estada?” Mesmo assim, muitas pessoas se confundem e prestam informações contraditórias em relação ao que foi declarado no site. Este é um erro fatal.

+ Leia: Tirar Visto Americano para Viajar para Disney

Geralmente, quando a documentação é satisfatória, o visto americano é negado por questões subjetivas e arbitrárias. A prova disto é que muitas pessoas, sem alterar nada em suas informações, obtêm a autorização de entrada na segunda tentativa. Seja como for, se a viagem já está marcada, é preciso procurar o consulado com boa antecedência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *