Como Tirar Visto Americano – Entrevista, Valores e Informações



Viajar para os EUA é uma experiência gratificante, mas requer formalidades. Veja como tirar o visto americano.

Conhecer Nova York, San Francisco, a Flórida e muito mais é o sonho de férias de muita gente. Com a melhoria na renda dos brasileiros, é cada vez maior o número de turistas que escolhem os EUA como destino. Mas é necessário ultrapassar algumas exigências burocráticas antes de tirar o visto americano e embarcar para a “América”.

Como Tirar Visto Americano?

visto americano

Estamos falando do visto para não imigrantes (que inclui estudantes, turistas, empresários e executivos). A primeira providência é preencher o formulário de solicitação de visto DS-160, disponível no site https://ceac.state.gov/genniv. As questões estão em inglês, mas a tradução é mostrada ao movimentar o cursor do mouse.

Ao final de cada página do formulário, é preciso salvar as informações e guardar o Application ID, para poder acessar novamente o DS-160. No final da operação, é a hora de imprimir a página de confirmação (com o código de barras). Em caso de dúvidas, acesse o site http://travel.state.gov/visa/forms/forms_4230.html.

Entrevista para Tirar Visto Americano

visa eua visto

Uma vez preenchido e encaminhado o formulário, é preciso agendar a entrevista. No Brasil, os postos consulares dos EUA estão localizados em Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. O agendamento pode ser feito pelo site http://brazil.usvisa-info.com e siga as instruções. É possível também ligar para os números disponíveis no site http://usvisa-info.com/pt-br/selfservice/us_service_options. No momento da chamada, tenha em mãos a página de confirmação e o número do passaporte.

No caso do primeiro visto americano, o turista deve se dirigir ao consulado e ao CASV (Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto). Nas viagens subsequentes, a entrevista no CASV é suficiente – e apenas necessária após a expiração do prazo indicado no passaporte.

Entre o cadastramento e a entrevista, é necessário pagar a taxa MRV, para solicitação do visto (atualmente, US$ 160 para viagens de turismo ou de negócios). Outras taxas podem ser exigidas, como é o caso de estudantes. No site http://usvisa-info.com/pt-BR/selfservice/us_fee_payment_options, é possível conferir os valores que terão de ser desembolsados. Em caso de recusa na concessão do visto, não há possibilidade de reembolso.

No dia determinado, vá ao centro consular com o passaporte, a página de confirmação e o comprovante de pagamento da taxa. Todos os viajantes são fotografados e têm colhidas as suas impressões digitais. Crianças e jovens abaixo dos 16 anos e idosos acima dos 66 estão isentos das entrevistas no consulado e no CASV, desde que não tenham tido o visto americano rejeitado anteriormente. Aos documentos exigidos, é necessário acrescentar um foto em formato 5×5 ou 5×7, com fundo claro.

Não é permitida a entrada no CASV com bolsas ou mochilas; quem estiver com estes pertences devem deixá-los no carro ou usar serviços de porta-volumes instalados nas proximidades, que podem custar bem caro. Na embaixada, não é necessário apresentar o recibo de pagamento, apenas o passaporte e a página de confirmação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *