Agendamento Visto Americano – Como Tiro o Visto EUA?



Para quem quer ir aos Estados Unidos, seja a passeio, seja a trabalho, é impreterível que se tire o visto americano. A aquisição desse documento sempre foi considerada uma das mais complicadas para o viajante, pois, além de exigir um grande rol de papeis, disposição para ficar em longas filas esperando, ainda demorava mais seis meses para conseguir de fato a autorização legal ou não. Entretanto, esse processo mudou significativamente.

Desde o mês de Junho de 2012, com o aumento da quantidade de consulados americanos no Brasil e com um novo empenho de organização, as filas de espera foram diminuídas e o tempo de espera e a praticidade dos procedimentos foram aperfeiçoados. Atualmente, é possível agendar e tirar um visto americano em até uma semana.

Como Fazer Agendamento do Visto Americano

como agendar visto americano?

As etapas para se tirar o visto americano são as seguintes: a primeira etapa consiste no preenchimento do formulário DS-160 que é o documento que acompanhará o solicitante durante todo o processo de obtenção do visto e é a que levará mais tempo, cerca de duas a três horas. Os demais documentos necessários são o passaporte, a identidade e o CPF utilizados no próprio preenchimento do formulário. Uma foto ¾ com fundo branco também será anexada ao formulário.

Nesse formulário é importante que se selecione o consulado onde será realizada a entrevista para o visto, bem como deverão ser respondidas questões de cunho pessoal, como sua frequência escolar e envolvimento com grupos terroristas. As perguntas são divididas em seis grupos e fique atento: caso não tenha a intenção de frequentar os Estados Unidos com vigência de dez anos de permanência com intuitos profissionais, basta optar pelo visto de turista. O final do preenchimento vem seguido de uma ficha de confirmação e envio de um código de barros para o seu controle.

A segunda etapa para a obtenção do visto americano reside no pagamento da taxa e agendamento da entrevista no consulado. Inicialmente, é preciso se cadastrar no site oficial de informações para o visto americano e lá mesmo marcar o agendamento da sua entrevista para tirar o visto dos EUA.

visto eua

Há no portal, a opção da forma de pagamento da taxa mais adequada para o solicitante; a escolha do local de entrega de seu passaporte com o visto aprovado, o cadastramento inicial das digitais e a obtenção de foto nos Centros de Atendimento ao Solicitante do Visto – CASV e outro cadastramento para a entrevista no consulado.

A terceira etapa se refere ao comparecimento ao CASV, em que não há filas nem demora. Munido do passaporte e da ficha do formulário DS-160 impressa, o solicitante passará por duas etapas em seu atendimento: a solicitação do passaporte e da ficha para uma rápida verificação e cadastro e o encaminhamento para uma fila para tirar a foto e as digitais.

Quer viajar com crianças? Sem problemas, veja Visto Americano para Crianças: Como Tirar? Quanto Custa? aqui.

Já a quarta etapa consiste na entrevista propriamente dita no consulado, a espera não é longa, mas é bom que se chegue com uma hora de antecedência. É preciso levar a confirmação do formulário e o passaporte. São feitas algumas perguntas básicas e, assim que o visto é aprovado, o passaporte fica retido no consulado e é devolvido conforme sua preferência no momento do agendamento. Em até 48 horas, ele é expedido.

agendamento visto americano

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *